DOURO ULTRA-TRAIL # DUT - COMO NASCEU


A Serra do Marão e as encostas do Douro sempre foram os meus locais de treino predilectos. Estavam relativamente próximos de casa, a diversidade e dureza do terreno e paisagens atraí-me para ir à descoberta dos trilhos. Se durante anos fiz centenas de kms de bicicleta, sempre alimentei a ideia  de um dia poder ''conquistar'' estes locais a correr. Havia muitos lugares que de bicicleta não conseguia explorar, muitos trilhos que não são ciclavéis, mas agora com a entrada em força do Trail Run na minha rotina desportiva, tudo estava ao meu alcance. 

Com a aquisição de experiência no Trail Run ao longo dos últimos anos, em treinos pela serra, começou-se a construir a ideia de ''partilhar'' estes trilhos. Depois de participar em diversas ultra-maratonas em Portugal e de uma importante experiência internacional, tive a certeza que os trilhos do Alto Douro Vinhateiro e Serra do Marão não iriam deixar ninguém indiferente. Convidei alguns amigos para ''testar'' os trilhos e foram unânimes na sua opinião - Torna o teu sonho uma realidade!
O DUT é um grande desafio, criar um evento de Trail que prime pela boa organização, pelo respeito pelos atletas e pelas gentes locais. Que seja reconhecido também pela qualidade dos trilhos, pelas paisagens e pelo ambiente vivido em prova. Não pretendo criar ''mais uma ultra'', pretendo sim criar algo diferente, que cative atletas nacionais e internacionais e que seja uma ''montra'' do Trail nacional. Sei que não é uma tarefa fácil, mas com convicção, motivação e PAIXÃO tudo se consegue e este projecto será uma realidade em 2014.

Espero por ti!

João Marinho