Réccua Douro UT - A data

A PRIMEIRA EDIÇÃO DA DUT ACONTECERÁ A  13 & 14 DE SETEMBRO DE 2014


No mês de Setembro os socalcos do Douro enchem-se de pessoas que recolhem os bagos de uvas para produzir o vinho mundialmente famoso. Após colher as uvas estas são depositadas em lagares onde são esmagadas com os pés das pessoas para que possam libertar o seu sumo que dará origem ao vinho. Enquanto uns pisam o vinho outros animam a festa a cantar ao som do toque do acordeão e do dedilhar das cordas da guitarra.
A data do Réccua Douro Ultra Trail não podia ser outra senão o mês de Setembro, quando começam as vindimas no Douro e quando esta região se torna mais encantadora. 
 
“Não se vê por que maneira, este solo é capaz de dar pão e vinho. Mas dá. Nas margens de um rio de oiro, crucificado entre o calor do céu que de cima o bebe e a sede do leito que de baixo o seca, erguem-se os muros do milagre. Em íngremes socalcos, varadins que nenhum palácio aveza, crescem as cepas como os manjericos às janelas. No Setembro, os homens deixam as eiras da Terra-fria e descem, em rogas, a escadaria do lagar de xisto. Cantam, dançam e trabalham. Depois sobem. E daí a pouco há sol engarrafado a embebedar os quatro cantos do mundo.”
(Miguel Torga, in Portugal)

O evento estará integrado no programa de actividades culturais de arranque das vindimas promovido pelo Município do Peso Régua.