DOURO ULTRA-TRAIL # DUT - MESÃO FRIO


O riquíssimo património cultural e paisagístico deste concelho é expressão de uma terra que é imperdoável não conhecer. O traço essencial que caracteriza Mesão Frio é a orientação da sua formação morfológica que lhe cria um espaço próprio de vida e de cultura. Esta Vila é uma das relíquias vivas da nossa ancestralidade e transporta-nos às raízes mais profundas da nossa história. Em Mesão Frio a sensação que estamos num cenário histórico e medieval é permanente. 

O valioso património arquitectónico, do qual abundantemente ressaltam majestosos edifícios, é inconfundível, nesta terra de ruas e praças quase imaculadas que o tempo pouco mudou. Para além dos solares, em todas as freguesias, se levantam igrejas que guardam esbeltas esculturas, alfaias e paramentos, ermidas, nichos, fontanários e outras obras de arte. Longe da poluição e agitação das grandes cidades o sossego e a tranquilidade do reencontro com a natureza no que de mais autêntico e singular ela tem, representa uma experiência única. 

Entre montes e vales de vegetação densa, em caminhos surpreendentes e quase inexplorados, encontra recantos para repouso e miradouros de beleza ímpar que proporcionam momentos inesquecíveis. É um vasto anfiteatro voltado ao Douro, as depressões profundas e os vales alinhados, as formas planálticas de relevos adoçados e quase uniformes são a feição inconfundível da sua monótona grandiosidade e o cenário perfeito para os amantes da natureza em estado puro. Desnecessário será referir a genuína hospitalidade dos habitantes. Gente simpática e acolhedora, amável e humilde, de trabalho e de partilha. Razões acrescidas terão sobretudo todos aqueles que, dispensando o roteiro das palavras e imagens, se disponham a fazer sua a nossa casa e nela se encontrem, num comum encontro da vida pleno de emoções.

Locais a visitar em Mesão Frio:
  • Igreja de São Nicolau
  • Igreja Matriz de Barqueiros (neoclássica)
  • Igreja de Santa Maria de Oliveira (séc. XVII)
  • Convento franciscano do Varatojo (séc. XVIII – edifício da Câmara Municipal)
  • Edifício setecentista do Hospital da Misericórdia (Imóvel de Interesse Público)
  • Pelourinho de Mesão Frio (séc. XII – Imóvel de Interesse Público)
  • Castro dos Mouros em Cidadelhe (Imóvel de Interesse Público)
  • Miradouro do monte de S. Silvestre, Miradouro do Imaginário e Miradouro de Donsumil
  • Marcos Pombalinos
Fonte: www.cm-mesaofrio.pt, www.bestofdouro.com

O DOURO ULTRA-TRAIL percorre as aldeias de Oliveira, Cidadelhe e Vila Marim, pertencentes ao Municipio de Mesão Frio.