Réccua Douro UT - Os trilhos

O percurso é a alma da prova. É importante associar todas as componentes que caracterizam um percurso de Trail Run, com o cenário envolvente, com os socalcos, com os vinhedos, com as aldeias, com os monumentos, com todos os atractivos que temos no Douro e Marão.

Vamos correr em trilhos com centenas de anos tais como calçadas e pontes romanas. Vamos passar ao lado dos marcos Pombalinos que o Marquês de Pombal mandou colocar para delimitar a Região Demarcada do Douro há 350 anos atrás. Vamos passar pelo interior das vinhas, pelo interior das quintas, vamos estar em contacto directo com as videiras que dão origem ao Vinho do Porto. 

Vamos vencer os abruptos desníveis das encostas da Serra do Marão. Vamos às míticas Antenas do Marão e à Capela da Sra. da Serra a 1 415m de altitude. Vamos passar por parques eólicos, por densas florestas e soutos por aldeias praticamente abandonadas na serra. Os típicos caminhos entre muros de pedra também farão parte da ''ementa'' do Réccua Douro Ultra Trail.

Tentei ao máximo reunir o que de melhor temos na região, nestas encostas e nesta Serra. O percurso é fruto de anos e anos de trabalho de campo de alguém apaixonado pela região e que a quer dar a conhecer a vocês.