Réccua Douro UT - A região

O Réccua Douro Ultra Trail desenrola-se no Vale do Douro e nas encostas da Serra do Marão. 

Vale do Douro 

Grande parte do percurso está inserido no Alto Douro Vinhateiro, considerada pela UNESCO em 2011 como património da Humanidade. Ver mais aqui : http://whc.unesco.org/en/list/1046
Esta região é sem dúvida detentora de uma beleza única e irresistivelmente apaixonante.A televisão britânica BBC elegeu o Vale do Douro como uma das 10 paisagens mais bonitas do Mundo.

A Região Demarcada do Douro criada 1756 por Marquês de Pombal, para garantir a qualidade e autenticidade dos vinhos desta região, tornou-se a primeira região demarcada do mundo. A Região Demarcada do Douro abrange uma área de cerca de 250 mil hectares, embora apenas cerca de 45 mil estejam plantados com vinha. A Serras do Marão protege a região dos ventos húmidos do Atlântico e influenciam de forma relevante o clima da região, que se caracteriza por Invernos rigorosos e Verões bastante quentes.




Serra do Marão

A imponente Serra do Marão com os seus 1 415m de altitude, é uma fronteira natural entre o Norte Litoral e Trás-os-Montes. Ao longo da serra encontram-se diversas instalações abandonadas da exploração de minas de volfrâmio que tiveram o seu auge nos tempos da Segunda Guerra Mundial. Motivo de inspiração de vários poetas, Miguel Torga caracterizou-a assim:

"Sente-se um calafrio. A vista alarga-se de ânsia e de assombro. Que penedo falou? Que terror respeitoso se apodera de nós? Mas de nada vale interrogar o grande oceano megalítico, porque o nume invisível ordena:
- Entre!
A gente entra, e já está no Reino Maravilhoso."
Miguel Torga

Esta serra que se ergue sobre os socalcos vinhateiros é a combinação perfeita para tornar o percurso do Réccua Douro Ultra Trail único em Portugal e mesmo no mundo. Associar uma zona de uma enorme beleza, com séculos de história, com condições óptimas para a prática da modalidade irá certamente resultar o Réccua Douro Ultra Trail numa ‘história’ cm final feliz