Réccua Douro UT - Mesão Frio

Mesão Frio é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Vila Real, Região Norte e sub-região do Douro, conhecida como a Porta do Douro, devido a estarem colocados no seu território os primeiros marcos Pombalinos da região vinícola mais antiga do Mundo - A Região Demarcada do Douro — e também, por ser o concelho que se localiza no derradeiro limite desta região.

Em Mesão Frio as paisagens são verdadeiras atracções turísticas a contemplar, através dos Miradouros do Monte de São Silvestre, do Lugar do Imaginário e do Lugar de Donsumil. Com uma esplêndida paisagem sobre o Douro, para além das várias igrejas dispersas pelas freguesias do concelho, o Convento Franciscano do Varatojo (séc. XVIII) que serve actualmente de edifício da Câmara Municipal, é também um dos monumentos de referência.

Mais info

O riquíssimo património cultural e paisagístico deste concelho é expressão de uma terra que é imperdoável não conhecer. O traço essencial que caracteriza Mesão Frio é a orientação da sua formação morfológica que lhe cria um espaço próprio de vida e de cultura. Esta Vila é uma das relíquias vivas da nossa ancestralidade e transporta-nos às raízes mais profundas da nossa história. Em Mesão Frio a sensação que estamos num cenário histórico e medieval é permanente. O valioso património arquitectónico, do qual abundantemente ressaltam majestosos edifícios, é inconfundível, nesta terra de ruas e praças quase imaculadas que o tempo pouco mudou. 
Para além dos solares, em todas as freguesias, se levantam igrejas que guardam esbeltas esculturas, alfaias e paramentos, ermidas, nichos, fontanários e outras obras de arte. Longe da poluição e agitação das grandes cidades o sossego e a tranquilidade do reencontro com a natureza no que de mais autêntico e singular ela tem, representa uma experiência única. Entre montes e vales de vegetação densa, em caminhos surpreendentes e quase inexplorados, encontra recantos para repouso e miradouros de beleza ímpar que proporcionam momentos inesquecíveis. 
É um vasto anfiteatro voltado ao Douro, as depressões profundas e os vales alinhados, as formas planálticas de relevos adoçados e quase uniformes são a feição inconfundível da sua monótona grandiosidade e o cenário perfeito para os amantes da natureza em estado puro. Desnecessário será referir a genuína hospitalidade dos habitantes. Gente simpática e acolhedora, amável e humilde, de trabalho e de partilha. Razões acrescidas terão sobretudo todos aqueles que, dispensando o roteiro das palavras e imagens, se disponham a fazer sua a nossa casa e nela se encontrem, num comum encontro da vida pleno de emoções.

Mais info

Deixamos aqui algumas fotos do percurso do RDUT, dentro do Município de Mesão Frio ao longo das freguesias de Oliveira, Cidadelhe, Vila Marim e Santo André.