Réccua Douro UT - Linha do Douro

Sobre a Linha do Douro 

A linha do Douro é uma linha de caminho de ferro que liga o Porto a Barca d'Alva e que acompanha o rio Douro numa extensão de 200 quilómetros. Ao longo do percurso podem ser admiradas as bonitas paisagens do Douro, classificado pela UNESCO como património da Humanidade.

A construção da linha do Douro decorreu entre 1873 e 1887. A ligação entre Ermesinde e a Régua fica concluída em 1879, e chega ao Pinhão um ano mais tarde em 1880. Em 1883 inicia-se a construção do troço até Barca d'Alva que é inaugurado a 9 de Dezembro de 1887 sendo no mesmo dia inaugurada a ligação ao troço internacional que liga a  La Fregeneda e Salamanca permitindo a ligação à rede ferroviária espanhola.

A linha do Douro foi uma obra que grande importância para a região pois permitiu criar uma alternativa ao rio Douro, a única via de comunicação, o que veio permitir o transporte regular de pessoas e produtos agrícolas, especialmente o vinho, ligando o Alto Douro Transmontano ao litoral.

A ligação internacional foi contudo fechada em 1985 e em 1988 é fechada a ligação entre o Pocinho e Barca d'Alva. Assim hoje em dia a linha do Douro está aberta apenas até ao Pocinho.



A linha do Douro e o Turismo

Percorrer a linha do Douro de comboio é uma das melhores formas de conhecer a região.

O percurso acompanha o rio Douro ao longo da sua extensão permitindo desfrutar a bela paisagem classificada pela UNESCO como Património da Humanidade. As encostas repletas de vinhedos e socalcos que se refletem no rio, as quintas nas margens, constituem uma paisagen única e com este enquadramento o comboio segue, descrevendo as curvas do rio, passando por túneis e pontes. É uma viagem muito bonita e que não deve perder.

Fonte : Roteiro do Douro

CRONOLOGIA
  • 1872 – Mandado elaborar o projecto definitivo da linha desde Ermesinde ao Pinhão, pelo vale do rio Sousa e proximidades de Penafiel.
  • 1873 - Início dos trabalhos de construção da Linha do Douro – 1º troço. 
  • 1875 - Inaugurado o troço entre Ermesinde e Penafiel.
  • 1883 - É inaugurado o troço Pinhão-Tua e decretada a elaboração do projecto definitivo do último troço da Linha do Douro até à fronteira com Espanha, em Barca de Alva.
  • 1887 - É aberto à exploração, em Janeiro, o troço Tua - Pocinho; a 9 de Dezembro é inaugurado o último troço da Linha, entre Côa e Barca de Alva, a Ponte Internacional e, do lado espanhol, é completado o troço entre Boadilla-La Fuente de San Esteban, ficando o Porto ligado com Salamanca e daqui, via Medina, à Europa.
"Finalmente, a 9 de Dezembro, era aberto à exploração o troço Pocinho-Barca de Alva-Ponte Internacional, ficando assim definitivamente concluído o caminho-de-ferro do Douro. Nesse dia, realizou-se uma cerimónia solene, na qual o primeiro comboio oficial vindo do território português, se encontrou com outro, oriundo de Espanha, rigorosamente a meio da Ponte Internacional. As duas máquinas encostaram os cabeçotes e foram atreladas entre si. Seguidamente, a extravagante composição recuou até Fregeneda, onde as comemorações continuariam, sob a forma dum «lunch».

In Manuel Tão - História da linha do Douro. 

  • 1985 - As autoridades espanholas decidem encerrar o troço entre Boadilla e Barca de Alva, acabando com o carácter internacional da Linha do Douro.
  • 1987 - Foram suspensos os serviços no troço Pocinho - Barca de Alva. A Linha do Douro passa a ser utilizada apenas entre o Porto e a estação do Pocinho, sendo a exploração do restante troço até Barca de Alva abandonada. 
Fonte: Linha do Douro
Parceria CP - Réccua Douro Ultra-Trail

O evento tem uma parceria com a Comboios de Portugal que podem consultar aqui:

http://www.douroultratrail.com/2014/07/reccua-douro-ut-comboios-de-portugal-cp.html