Réccua Douro UT - O Renascer do Francisco

“Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, por que o mundo pertence a quem se atreve. E a vida é muito bela para ser insignificante.”

Charles Chaplin

(Texto João Marinho)

Em Março de 2013 participei nos Trilhos do Paleozóico juntamente com a equipa da ADA Trail Run. Eu e o Xico participamos neste evento em Valongo que por ventura agora é parceiro do RDUT. O Francisco está ao meu lado esquerdo na foto abaixo.
Pouco tempo depois o Xico estava a travar a ultra-maratona da sua vida..


Saudável, alegre e com uma carreira profissional pela frente. Até que em Maio aparece um pequeno ''papo'' no ombro. Fez os exames normais e ninguém estava à espera do diagnostico que mais tarde se confirmou. Foi diagnosticado Leucemia.

Iniciou de imediato tratamento no IPO do Porto. Foi submetido a sessões de quimioterapia, teve de ser operado aos intestinos, esteve em coma vários dias. A determinada altura o médico deu-lhe 5% de hipóteses de sobreviver. Esteve internado nos cuidados intensivos durante alguns dias. Dias esses que não conseguiu dormir por estar aterrorizado com aquele local.

Durante esta ultra-maratona o Xico nunca baixou os braços, lutou com as forças que tinha para vencer este silencioso e letal ''adversário''. Os tratamentos eram de tal ordem agressivos que lhe retirava todas as forças do corpo. Na primeira tentativa para caminhar, não conseguiu ir além de uns escassos metros. Estava completamente exausto. 

Apesar de acompanhar a sua luta, hoje (dezembro 2013) decidi ir ao IPO e conversar com Xico. O IPO é um lugar que só pelo nome assusta. Quem ali está internado luta pela vida, e vê a vida de outra perspectiva. Vê o quanto relativo são os ''problemas'' do dia a dia. Pessoas que tem de ir buscar forças onde só os mais fortes as encontram.

Haverá alguma ultra-maratona mais dura e desafiante que a luta pela vida? Haverá perseverança e resiliência mais suprema que estas pessoas encaram?Acredito que não.

Graças a Deus que o caso do Xico está a ser um caso com final feliz com o apoio da família, da namorada dos amigos e de todos as fontes de energia que teve durante esta ultra. 

O Xico vai estar de volta aos trilhos no RDUT, o que nos deixa cheios de orgulho! O Xico já é um vencedor antes de ter partido! 

FOOORÇAAAAAA!!!