Réccua Douro UT - Trail é para todos!

''Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.''
   Roberto Shinyashiki

Quando se fala em Trail a alguém que não pratica desporto, que não corre ou mesmo quem corre pouco ou na estrada, parece que ''isto'' do Trail é para quem está num patamar de robustez física inalcançável. Lamentamos informar, mas isso não é verdade. O Trail é para todos, mesmo para aqueles que nunca deram um passo em trilhos. Como podemos dizer isto com tanta certeza? Porque em dois fins de semana diferentes levamos para os trilhos do Douro e Marão duas ''cobaias''. 

A Marta 'faz' ginásio, frequenta aulas de grupo tipo power plate e coisas afins. Nunca correu, apenas umas caminhadas em zonas planas e junto ao Mar. A maior distância que fez de seguida e a caminhar foram 7Km em plano. 

Bom, a Marta fez 23Km. Bateu o seu record em três vezes. Começou em Mesão Frio, subiu o Marão e terminou na Vila de Fontes. O acumulado total ultrapassou os 3 000m o que traduz subidas e descidas bastante inclinadas e longas. O piso também não era o melhor...desde pedra solta, a escadarias e calçadas. 

Pouco depois de arrancarmos a respiração era ofegante, parou, recuperou, caminhou, mergulhou na água gelada de um tanque e correu onde pode. Lá foi assim até ao fim. Completou os 23Km em 6h.

Esta história pode já parecer incrível, que o é, mas há mais, muito mais... 











A Diana...

A Diana, amiga da Marta de longa data ao ver as fotos partilhadas na redes sociais ficou com aquela inveja ''branca''...lançado umas ''bocas'' replicando que também gostava de ter estado presente. 

A Diana nunca correu, nunca caminhou e o desporto não tem estado muito presente na vida dela até este fim de semana. Tendo em conta estas premissas, ninguém pode sequer imaginar que ela se iria a aventurar na montanha praticando essa coisa de Trail Run, certo? 

...Errado!

A Diana encarou a montanha de frente. O percurso era muito mais macabro que o da Marta da semana passada. Foi um km de aquecimento plano e logo de seguida uma parede no Marão repleta de pedras. No seu passo não virou a cara à luta. Chegamos aos 1 300m de altitude no Alto de Seixinhos em Pleno Marão. Contemplamos o percurso do RDUT de lá de cima, o Vale do Douro, os socalcos vinhateiros, as serras em nosso redor, as escarpas do Marão, as aldeias de montanha...uma paisagem que se perde de vista. Estava fascinada, apesar de exausta e''apenas'' com 4km. 

Continuamos por uma descida assustadora numa encosta do Marão. Eu estava estupefacto com o que estava a assistir. Divertia-se com as quedas, sorria com a paisagem, brincava com o grupo...

O plano inicial era chegar à Aldeia de Ferraria ''do outro lado'' do Marão, ela ficar lá e ir buscar o carro para a trazer.  Mas com esta performance decidi que ela voltaria ao ponto de partida pelo seu próprio pé. 

No chamado ''afesto'' ou seja, a cortar mato literalmente por uma encosta do Marão onde só andam as cabras, foi a prova de fogo às capacidades da Diana. Ela escalou, parou, sentou, deitou-se, chorou, morreu e renasceu...mas ela conseguiu. Ela regressou a Mafómedes pelo próprio pé 22Km depois e 3 400m de acumulado vencidos em 9h entre corrida e caminhada. Como bónus, ainda apanhamos uma baixa pressão no cume que fez a temperatura descer 10 graus ao final da tarde\inicio da noite.Chegamos já de noite ''a casa'', mas com uma história para não mais esquecer.

Foi ''apenas'' um passeio, mas a sensação de conquista, de superação, de resiliência, de perseverança, de tenacidade está lá. Elas redefiniram os limites. Elas superam-se e apaixonaram-se pelo Trail. 

Parabéns Miúdas!

O Trail não é só correr e muito menos (só) sofrer. O Trail é estar na natureza, é contemplar o meio que nos rodeia, é conquistar pelos nossos próprios meios muito mais que números de distâncias, acumulados e horas. 

O Trail é para todos! Inspirem-se, motivem-se e superem-se!

Não há desculpas para não participar numa das provas do Réccua Douro UT em Setembro. 

PS. Estas idas para as montanhas fora de ambiente competitivo (sem infra-estrutra de apoio) devem sempre acontecer na presença de pessoas experientes e com todo o material obrigatório desta modalidade. 

Isto não retira o mérito aos restantes elementos do grupo, principalmente ao Luís que apenas pedala e à Ana que apesar de correr, não faz estas ''loucuras''.

















Tanto a Marta como a Diana fazem parte do Staff do RDUT.

Não me digas que o céu é o limite quando há pegadas na lua!