Reconhecimento nº zero – Reencontro de amigos


Dizem que quem anda por gosto não cansa e nós gostamos de fazer jus ao ditado, por isso no sábado o dia começou cedo. Eram 7h30 quando saímos de Amarante rumo a Mesão Frio, e claro está, ao café da Avenida, ponto de encontro de sempre. Entre alguns atrasos, cafés, sumos, bolos e cerejas de pequeno-almoço, tivemos ainda o privilégio de conversar com alguns amigos da terra.



Os primeiros raios de sol faziam prever um dia de verão e a certeza de que nos esperava também um dia recheado de quilómetros de boa disposição. Partimos em direção a Sedielos, um dos pontos de passagem do percurso e onde encontramos amigos que tiveram um importante contributo na primeira edição do evento. Sem nada o fazer prever, avistamos o Pedro, da Juventude de Sedielos. A emoção foi do tamanho do sentimento de nos sentirmos novamente em casa. Como sempre, e de coração cheio, disponibilizaram-se para colaborar nesta 2ª edição. E nós agradecemos.


De Sedielos seguimos em direção a um dos cafés mais acarinhados por nós, o café da D. Laurinda na Ferraria. Sentimos que a família RDUT está mesmo por todo o lado! Conversamos muito e, desta vez, ninguém comeu omeletes com salpicão nem ninguém atacou os Snickers, mas aproveitamos para uma partida de matraquilhos e para desejar as melhoras aos joelhos da D. Laurinda. A emoção de nos terem por perto foi enorme, tão grande que também nós conseguimos sentir-nos parte daquele café, escondido aos olhos dos mais distraídos. Também reencontramos o Jardel e a sua dona que, nos seus gentis 76 anos, nos ofereceu tantas laranjas quanto aquelas que conseguíssemos apanhar. E foram muitas! Ainda tivemos tempo para fazer novas amizades: o Martim, que no alto do sorriso dos seus 4 anos e mini carreta nas mãos, nos mostrou como se cresce por ali. A população ficou feliz por saber que tanto o Mountain Quest já em junho, como o RDUT em outubro, vão voltar a passar por aqueles caminhos.











Os Bombeiros de Fontes foram ponto de paragem obrigatório. Nunca vamos ter palavras suficientes para agradecer a estas pessoas o contributo prestado na edição anterior. As horas perderam-se em conversas com o nosso amigo Tiago Cardoso. Falamos ainda com os locais que nos mostraram um sorriso satisfeito por saberem que os nossos atletas voltariam lá.


Rumamos a Santa Marta de Penaguião, mas o local escolhido para o nosso piquenique foi o Alto da Sra. do Viso, com paisagens de cortar a respiração.






Às 15h estava a decorrer em Armamar uma caminhada solidária, pela Liga Portuguesa contra o Cancro. Não podíamos deixar de marcar presença nesta excelente iniciativa, de um Município que tanto nos acarinhou.



O calor apertava mas a Régua esperava por nós. Não podíamos deixar de visitar os nossos amigos do Clube de Caça e Pesca e o Museu do Douro, palco principal do RDUT e onde se encontrava o secretariado da Meia Maratona do Douro Vinhateiro.





Pois é amigos, os trilhos já começam a ficar marcados pelas nossas sapatilhas e as camisolas RDUT nunca passam despercebidas! Não percam a  2ª edição do Réccua Douro Ultra Trail que ,mais uma vez, será muito mais do que uma prova de trail.

Este foi o nosso reconhecimento zero. No dia seguinte havia provas a fazer, marcamos presença no 2º Trail do Varzim Lazer que contava com o apoio dos GOBS, que também vão estar presentes nos dias da nossa prova para garantir a segurança dos atletas. Mais que amigos, os GOBS são família RDUT.