Réccua Douro UT - Relato do Ecthelion da Ponte

Foi assim que o Ecthelion da Ponte viveu o Réccua Douro Ultra-Trail

Começo por dizer que comecei o dia bastante preocupado, à meia-noite acordei e comecei a preparar a ida para o Peso da Régua, às ~3h30 encontrei o Zé e o Mário e não os voltei a largar até ao final da prova. À chegada encontramos o Paulo (que veio a fazer uma prova fantástica) e passado pouco tempo o Savage, o grande atleta Bruno Silva, depois aparece o Sérgio e o Luís, abraços e beijos (entretanto encontrei a Tuxa e a Carla:)) e atacamos o pequeno-almoço!

O ambiente era excelente, fomos controlados de forma exemplar (ainda que ninguém tenha reparado na galinha que tinha na mochila e que bem que nos soube ahahahahah (riso sinistro) e pronto de abraço em abraço chegamos ao local da partida, que era sem questão excelente, aí atirei-me para o chão pois ouvi um zumbido enorme e como fui picado por uma abelha no Ultra Trail da Padela não arrisquei, era o Drone... levantei-me a dizer... " viram a minha lente de contacto…. " e Diz o Sérgio Almeida, O pá tu não usas óculos e aí diz o Jorge Marieiro, o pá vamos mazé tirar uma foto e aí voltei a ficar preocupado... estava na presença de enormes atletas... será que me meti no local certo... era o Capela de um lado o Telmo de outro... e eu por aqui... ai ai Pedro voltas a meter-te no que não deves... mas pronto siga para a foto, tiramos a dita e aparecemos no jornal!! (sou o gajo com a Burka )

E então um sr começou a contar e explosão... foi uma falsa partida e 4 foram logo desclassificados! Pimba! Estivesse atentos e depois começou a magia... Saímos em grupo e percorremos locais absolutamente fantásticos, a beleza era contagiante, ver o nascer do Sol enquanto cruzávamos vinhas, absolutamente um privilégio! E seguimos a cantar e a gritar... espera... não erámos nós era o Zé que deu uma boa disposição fantástica à prova! a tua entrada nos bombeiros foi épica!! e algures por aí o Luís Miguel disse que ia tentar fazer a prova dele e perguntou se estava pronto para "dar calor" afirmei que na minha idade isso é algo que me deixa preocupado e baseado nessa premissa achei por bem não me meter nessas andanças!! Até porque ia precisar que mais cedo ou mais tarde o Zé ou Mário me levem às costas e pronto lá ele foi a cantar... e eu fiquei preocupado pois sabemos que a música tem influência nas plantas... Temo pelo vinho que vai sair daquelas uvas...

E chegamos ao primeiro abastecimento e pouco depois chegamos ao segundo e a coisa estava a correr bem... isso deixou-me preocupado mas siga!! e então o Mário resolveu tornar-se Macgyver e "pediu emprestado" um sinal de zona de caça e pouco depois pegou numa luva que encontrou para ajudar a carregar essa cruz e lá fomos...

Não sei se já vos disse mas estava preocupado, primeiro por ser uma zona de caça ambulante, depois porque no abastecimento anterior ao ataque à Diana encontrei a Tuxa... e ela olhou para mim e disse...
" Que raio estás aqui a fazer????" Estás a andar depressa... cuidado!!
e eu pensei, eu sabia que tinha razão para andar preocupado! mas siga... respondi... temos vindo a controlar... 3.30m/km a descer e 4.47m/km nas subidas... ritmo tranquilo!

E lá fomos e trememos quando vimos a Diana... absolutamente fantástico e subimos e subimos e escutei Stairway to heaven enquanto o fazia... seguido de Run to the Hills dos Maiden e por fim apenas conseguia ouvir na minha cabeça gatos e gatos... Só fez sentido quando comecei a ver caixas a cair do céu e um anão a gritar the plain boss, the plain... Foi aí que um companheiro me disse... se respirares vais ficar muito melhor... Agradeci ao Batman pela informação e continuei a subir... e pouco depois estávamos a descer e apanhamos a Tuxa outra vez... os velhotes estavam em grande e subimos juntos até ao abastecimento da Senhora da Serra onde descansamos e esperamos um pouco pelo Zé... tinha ido ao WC bebemos e eu comi uma fantástica sandoca de presunto que tinha na mochila ( deixamos a galinha para mais tarde ) e então disse ao Mário... olha vou estender as pernas um bocadinho... ao que ele respondeu, ok mas que não seja em cima de uma pedra! touché... isso vai perseguir-me até bater a caçoleta! e pronto lá seguimos... era sempre a descer ( American Beauty style!! ) e voamos e passamos a Tuxa outra vez, tinha arrancado logo que viu que o Isac estava em boas mãos! ( já agora as melhoras e até Arga ) e gritei-lhe foge miúda que vais ser ultrapassada outra vez pela terceira idade e ela respondeu... Possa estás muito rápido... Isso só me deixou mais preocupado!

Abyssus abysum invovatae... Estava a pôr-me a jeito!! e rolamos e rolamos até aparecer o Ricardo e dei-lhe um abraço dizendo... vem já aí e chegamos ao local onde fiquei no Ultra trail do Marão... ao entrar naquele abastecimento revivi tudo... o sofrimento, a beleza dos locais, a dureza e pensei... menos uma preocupação... tu já foste ultrapassado!
Continuamos fortes e coesos, sempre juntos, unidos na apreciação da beleza, solidários no sofrimentos e uma zona de caça em movimento! enfim... passei a prova toda à espera de levar um tiro! e levamos três!

Subimos e descemos e passamos por vales e montanhas e ao passar por um rio o Zé disse e que tal ir lá ao banho vamos ter uma subida #"#% $& "%%@ quando ponderávamos isso ouvimos siga pá que isto é para correr, olhei e a voz vinha de uns meninos deitados na relva junto ao rio... pensei WTF e depois vi que era a Tuxa e o Ricardo... Estava a tratar-lhe o pé!! Awesome... e tendo em conta o conselho seguimos e subimos e ao chegar ao topo levamos três tiros... resolvi pedir aos meus amigos para celebrar, mais de dois terços da prova e tudo ok, sem problemas e rijos, vamos beber uma mini e celebrar malta... Entramos no café e pedimos 3 minis e escutamos um sr dizer... querem o quê?? Minis??? como é obvio fiquei preocupado... não queríamos ofender ninguém e então escutamos... gajos que vem fazer 80km não pagam minis... Serve as minis que eu PAGO! Ainda dissemos que não mas perante a insistência achamos por bem aceitar!

A prova é incrível mas as gentes não lhe ficam atrás, sempre simpáticos, sempre com uma palavra de apoio, sempre com vontade de ajudar, fantástico!!
Chegamos aos Bombeiros e encontro o Luís Miguel... que fazes aqui pá?? já devias estar na meta? e aí voltei a ficar preocupado... eu sabia que havia razão para estar... tudo corria bem demais!! olho para o lado e estava o Sérgio Almeida, estava com algumas dificuldades, problemas intestinais, dei-lhe um abraço e pouco depois ele arrancou, gajos assim não param, vão sempre até ao fim!! e ele foi! e gostamos tanto da simpatia dos bombeiros e da comida que ficamos à vontade uns 40m lá até deu para pedir ao bombeiro que me tratava do pé que fosse arranjar uma faca para cortar o dedo!! O homem ficou a pensar que era doido... ao sair de lá existia a convicção total que agora só algo grave impedia ser FINISHER, primeiro e único objectivo do grupo! ( o segundo era chegar de dia... não deu ) e isso deixou-me preocupado!!

Seguimos e a cada passo tudo parecia mais fácil, tudo parecia correr bem... Passamos por um campo de futebol, fantástico!! e como por magia estávamos no último abastecimento! Onde estava o José e a Tuxa e o Ricardo e após 5m de conversa seguimos para o fim! e anoiteceu e o meu frontal pifou e fomos os três juntos a cantar lá lá lá ... quem tem medo do Lobo Mau... lá lá lá..
( durante a prova recebi n mensagens quer da minha esposa quer de amigos, sempre a perguntar onde estava e como estava e constantemente a dizer para me despachar que queriam que fosse com eles para a NÓS DEBANDADA no Porto... bem, sou maluco para muitas coisas mas esse grau de loucura associado ao facto de estar inscrito para a meia maratona do Porto no dia seguinte... conseguiu deixar-me preocupado!! mas siga! que já se faz muitas letras...)
( então dizem, quando chegarem ao passadiço avisa pf pois estás mesmo a chegar... )

Após umas descidas em pedra solta e muitas pessoas às janelas com palavras de incentivo a responder aos nossos boa noite!... Chegamos finalmente à uma rotunda e depois passadiço... Momentos antes o Zé vem ter comigo e high Five... depois o mesmo ao Mário... sim estava feito... 15h depois da partida estávamos a momentos de ser FINISHER numa prova com ~4650D+ e ~9200DA... sim, estava feito!
E então passadiço e já corríamos e diz o Mário... sim senhor… agora lembram-se de correr ( momentos antes sem frontal e com descida em pedra solta... viemos a passo lento e passo muito lento... o medo de um acidente a escassos kms da meta era muito e a luz era pouca ou nenhuma ) e dizíamos boa noite a todos e ao passar por um grupo praticamente morri de susto... ao dizer boa noite eles saltaram todos para cima de nós... Eram os amigos que se fartaram de ligar e mandar sms... foi emocionante ver todos eles e entre muitos abraços e a esconder as lágrimas corremos os três com uma fantástica guarda de honra para a meta... e de mãos dadas eu, o Zé e o Mário somos FINISHERS!

Após cruzar a meta encontro o Ricardo que me dá um abraço e logo depois a Tuxa, um ambiente fantástico, uma prova com marcação perfeita, abastecimentos do melhor que encontrei até hoje, locais mágicos que tão cedo não vou esquecer... Apaixonei-me pelo Marão no Ultra Trail do Marão e voltar aí foi fantástico... da prova tenho duas coisas que não gostei... bem duas e meia... uma foram os Dorsais ( a organização para além de reconhecer o facto ainda ofereceu-se para enviar um dorsal novo para casa... excelente!! ) a meia foi o "prémio" FINISHER... uma garrafa com autocolante, honestamente não gostei, preferia uma pedra com o nome da prova do que aquilo, a prova merecia por tudo o que foi algo diferente, acredito que para todos as memórias sejam suficientes como prémio FINISHER mas gostava de algo mais palpável, por fim uma das coisas que não gostei... Estávamos aproximadamente 100 atletas na prova, merecia pelo menos o triplo, a prova é dura mas não é de todo impossível e merecia ter muito mais gente a verificar a qualidade da mesma, eu corro trail desde os Abutres este ano e acabei a prova, por isso se acreditarem e treinarem de forma moderada, com a excelente marcação, o apoio dos amigos e companheiros que se vai encontrando na prova, abastecimentos muito bons, voluntários ao longo de todo o percurso e massagens excelentes no final faz com que um desafio de 80km 4600D+ seja possível... Acreditem que o Marão, a Régua e o Douro merece a presença de muito mais gente nas provas... Para o ano estarei lá!!

E assim terminei uma aventura de 80km... não sei se já contei mas passei a prova preocupado... com razão... após a massagem o companheiro que a fez quando olhou para as minhas costas disse... companheiro... vai ao hospital ou à farmácia que tens as costas desfeitas... pensei... exagero... e quando dei conta tinha o Marco a dar-me uma água e a colocar pomada na costas... pelo meio entrei no foyer de um hotel de 4**** em tronco nú a perguntar pelos banhos e fizemos uma cena num WC que fez com que um jovem tenha fechado a porta interior do mesmo à chave e ainda lá deverá estar tal foi o medo...

E agora vem a razão pela qual estava preocupado... se acabei a prova com pernas e caixa em grande e em 15h10m devo ao Marco e à Paula... os conselhos e a força foram inacreditáveis, ao Savage Angel ( Bruno Silva ), um campeão que perdeu tempo a dar "formação" a um rookie, conselhos que ajudaram imenso (menos as costas ) és um campeão!! a minha mulher que me ajudou dando força e fazendo com que nos últimos dias tivesse a dieta necessária para fazer bem a prova e as constantes saídas para treinar, se não tivesses paciência a prova não teria corrido como correu, as minhas filhas que me pediram para acabar... pelo menos a Sofia pediu... a Inês fiquei na dúvida se era isso ou estava a pedir bolachas

e agora... Marco, Paula e filho, Cláudia, o Abílio e filhos ( Allfonso ), a Cristina e o Hélder vocês são amigos inacreditáveis, fizeram-me sentir um absoluto sortudo por ter amigos que fazem km para me apoiar e ver cortar a meta! são uma inspiração... graças ao trail conheci tanta e tanta gente fantástica... que nunca na vida teria conhecido se não tivesse um dia sido desencaminhado pelo Helder "Iron Man" Oliveira... (foi pelo seu relato de determinação pura que comecei a correr), outro grande exemplo! Juntamente com a Marlene foram a razão pela qual acabei bem uma prova dura de 80km!! Nunca irei esquecer o que fizeram!!

Até 2015 Réccua Ultra trail!